Categoria: Livros Lés

##HQ – Negra, latina, lésbica e inspirada em Beyoncé – Essa é a nova heroína da Marvel.

A Marvel vem seguindo uma linha maravilhosa de heroínas da diversidade (Em 2015 anunciou um grupo de Vingadoras mulheres, a “A-Force”), e a nova é a America Chavez. Latina, negra, lésbica e que vem inspirada em Beyoncé. Gente, é muito difícil essa mistura dar ruim, né? Já queremos.

América apareceu pela primeira vez em “Jovens Vingadores”, e agora tem sua própria HQ. A série escrita por Gabby Rivera fala sobre a jovem que defende a Terra de alienígenas, viajando por diferentes dimensões e achando um tempinho para frequentar a escola e ter uma vida pessoal. Todes precisam, né?

america

Já na capa que foi criada e divulgada por Joe Quinones podemos ver a referência claara e maravilhosa da Rainha Beyonce com uma homenagem ao clipe “Formation”. Na capa da segunda edição, que será lançada em abril, a heroína aparece com um chapéu sobre os olhos e acessórios do visual de Bey no clipe, uma exaltação ao movimento negro dos Estados Unidos. \o

Continue lendo

Celine Ramos
Baiana, feminista, negra e publicitária. Fundadora do SouBetina. Vivo na ponte-aérea Salvador-São Paulo. <3

#LivroLGBT – Famílias Homoafetivas

Famílias Homoafetivas é o vencedor do Prêmio Autêntica de Livro-Reportagem

A Autêntica Editora e a jornalista Lícia Loltran publicam obra que reúne 13 depoimentos de mulheres que constituíram famílias com outras mulheres

No dia 12 de dezembro de 2013, às 8 horas, eu estava sentada em uma cadeira na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa no Senado Federal, em Brasília. Após ouvir a fala de mulheres que formaram família com outras mulheres, percebi que existia despreparo e preconceito por parte de diversas instituições, mas a escolha de contar a história a partir daí, desde quando essas mulheres decidiram formar suas próprias famílias transgredindo o modelo social heteronormativo a elas imposto, trazia-me uma interrogação: e antes dessa decisão?” Com um projeto que nasceu enquanto cursava a universidade de Jornalismo, Lícia Loltran decidiu viajar pelo Brasil e desvendar as trajetórias desconhecidas de mulheres que constroem famílias com outras mulheres.

O projeto deu origem ao livro vencedor do Prêmio Autêntica de Livro-Reportagem, agora publicado pela Autêntica Editora, que tem prefácio assinado por Marília Serra, jornalista e vice-presidente da Abrafh (Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas). A obra apresenta histórias que formam e transformam, sobre os encontros, as descobertas, as alegrias e as tristezas de mulheres que romperam com paradigmas de uma sociedade patriarcal e desconstruíram imagens criadas por estereótipos e generalizações.

livro-lgbtFamílias Homoafetivas: a insistência em ser feliz é um livro que relata as distintas vivências, os relacionamentos, a super Continue lendo

Celine Ramos
Baiana, feminista, negra e publicitária. Fundadora do SouBetina. Vivo na ponte-aérea Salvador-São Paulo. <3

#LivroLés | LUAS DE MARIAS

De Diedra Roiz e Wind Rose

No inesperado encontro de vidas tão distintas, o maior obstáculo é a diferença de mundos, objetivos e ideologias. O sinal vermelho é o suficiente para parar Cris – impaciente, mas obediente. Do lado de fora, sem regras, Maria está sentada na calçada, emoldurada pela lua que começa a surgir. No entanto, a sinaleira é a única intersecção da vida das duas.

Será a atração que sentem uma pela outra, no tempo ínfimo que lhes permite o sinal vermelho, o suficiente para unir universos tão diferentes, mundos opostos em objetivos e ideologias?

Escrito a quatro mãos pelas escritoras Diedra Roiz e Wind Rose, mais um grande sucesso da literatura lésbica da internet. O livro é publicado em versão impressa (livro) e digital (ebook) pela Editora Vira Letra.

> www.editoraviraletra.com.br

 

Celine Ramos
Baiana, feminista, negra e publicitária. Fundadora do SouBetina. Vivo na ponte-aérea Salvador-São Paulo. <3

I Congresso Nacional Online de Literatura Queer (gratuito)

Com data marcada para Março de 2017, brasileiros ganham seu primeiro congresso nacional, online e gratuito de livros com temática LGBT.

 

Literatura Gay“, “Literatura LGBT“, “Literatura LGBTTT“, “Literatura Lésbica” ou “Literatura Queer” é o nome dado ao conjunto de livros com temática LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), escritos ou não por autores LGBTs, e direcionados ou não para o público LGBT.
Embora alguns não gostem destas classificações, muitos autores as entendem como um movimento político: unindo, incentivando, compartilhando e promovendo livros com temática LGBT.

Idealizado pelo jornalista, bacharel em psicologia e autor de livros com esta temática, Fabrício Viana, o “I Congresso Nacional Online de Literatura Queer” é um evento 100% online e gratuito que tem como principal objetivo unir editores, escritores e leitores de livros com temática LGBT.

Tenho observado um aumento significativo na produção literária queer nos últimos anos. São autores independentes, editoras e diversos profissionais produzindo literatura assumidamente LGBT. Porém, somos muitos e infelizmente estamos dispersos. A ideia do Congresso Nacional Online de Literatura Queer é justamente unir todas estas pessoas. Unir leitores, autores e editores e, assim, potencializar a promoção de todos, para todos.”, explica Viana.

literatura-queer

 

Até o momento, o I Congresso Nacional Online de Literatura Queer tem 23 palestrantes confirmados: Laura Bacelar, Roberto Muniz Dias, Lea Carvalho, Juliana Albuquerque, Diedra Roiz, Sérgio Viula, Mariana Veiga, Kris Barz, Hanna Korich, Tales Gubes, Enrique Coimbra, Moa Sipriano, Kátia Viula, Alexandre Willer Melo, Occello Oliver, Alexandre Rabelo, Rafael Farias Teixeira, Lorena Miyuki, Ícaro Trindade, Marli Porto e Karina Dias.

Convidei individualmente todas estas pessoas. Porém, suas biografias e temas de suas palestras só entrarão no site nas próximas semanas. São pessoas com trabalhos fantásticos e que irão se dividir em temas que já dominam, como ‘O mercado literário’, ‘A importância de personagens LGBTs na literatura’, ‘Publicação’, ‘Autopublicação’, ‘Como criar personagens LGBTs’, ‘A história da literatura queer’, ‘Escrita criativa’, ‘Como escrever seu livro’, ‘Gêneros literários’, entre outros.”, completa Viana.

Para participar é fácil, basta entrar no endereço www.literaturaqueer.com.br e preencher os dados da ficha de inscrição. O evento, marcado para ocorrer entre os dias 27 de Março e 02 de Abril de 2017, também tem uma página no Facebook:http://facebook.com/literaturaqueer

Até a data do evento, outros palestrantes serão divulgados. A criação do evento está, realmente, agradando muita gente. Estamos fazendo história. A nossa história.”, finaliza Viana.

 

Serviço:

I Congresso Nacional Online de Literatura Queer

De 27 de Março à 02 de Abril de 2017

Inscrições gratuitas no endereço: http://www.literaturaqueer.com.br

 

Celine Ramos
Baiana, feminista, negra e publicitária. Fundadora do SouBetina. Vivo na ponte-aérea Salvador-São Paulo. <3