É tempo de arrancar as máscaras

Desde pequena, sempre soube que era diferente. Além de ser tímida e, ao mesmo tempo, meio excêntrica, eu cultivava a ideia revolucionária (e, de certa forma, perigosa) de que era extremamente necessário ser quem se é de verdade.

imagem dentro.fw

Sofri muito Bullying por isso, o que me fez esquecer este meu anseio anímico de ser quem eu realmente era por um longo período, achando até que havia algo de errado comigo – quando, na realidade, as pessoas – pelo menos, algumas – é que estavam equivocadas. Senti na pele que a sociedade pode ser bem cruel e intolerante com aqueles que ousam revelar suas diferenças, ou melhor, suas peculiaridades.

Devido ao preconceito por que passei, resolvi fingir ser muitas coisas, omitindo vários aspectos incríveis da minha personalidade, – inclusive, que eu era e, evidentemente, sou capaz de amar “pessoas”, independentemente do gênero e tudo mais –, somente porque os mesmos não eram satisfatórios, aceitáveis, sob o prisma do grupo social no qual eu me inseria.

Esta minha farsa durou o bastante para que eu perdesse muitas amizades, adoecesse e enfrentasse, a contragosto, as tristes desilusões que eu mesma havia criado. Em outras palavras, descobri, da pior maneira possível, que a mentira mais traiçoeira é SEMPRE aquela que contamos a nós mesmos(as).

Hoje, finalmente me dei conta do quão importante é ser autêntico(a), ser quem você é sem temer as opiniões e atos alheios. Procurar ser verdadeiro(a) consigo mesmo(a) é, antes de tudo, um compromisso com a sua autoestima, seu valor próprio, e com sua felicidade.

Assim sendo, caras Betinas, não se sintam culpadas, ameaçadas ou tolhidas em mostrar, aos que lhes cercam, seu “eu” mais profundo – e maravilhosamente original, único. Ou, ao menos, tenham em mente que é imprescindível serem sinceras com o reflexo que veem ao fitar um espelho…

Ninguém tem o direito de nos julgar por ser quem somos e, menos ainda, de impedir nossa expressão pessoal. Que tenhamos a coragem de, como diz o poeta persa – Rumi –, arrancar toda e qualquer máscara, pois nosso rosto é glorioso demais para ser escondido

assinatura cika.fw

Deixe uma resposta