#LivroLGBT – Famílias Homoafetivas

Famílias Homoafetivas é o vencedor do Prêmio Autêntica de Livro-Reportagem

A Autêntica Editora e a jornalista Lícia Loltran publicam obra que reúne 13 depoimentos de mulheres que constituíram famílias com outras mulheres

No dia 12 de dezembro de 2013, às 8 horas, eu estava sentada em uma cadeira na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa no Senado Federal, em Brasília. Após ouvir a fala de mulheres que formaram família com outras mulheres, percebi que existia despreparo e preconceito por parte de diversas instituições, mas a escolha de contar a história a partir daí, desde quando essas mulheres decidiram formar suas próprias famílias transgredindo o modelo social heteronormativo a elas imposto, trazia-me uma interrogação: e antes dessa decisão?” Com um projeto que nasceu enquanto cursava a universidade de Jornalismo, Lícia Loltran decidiu viajar pelo Brasil e desvendar as trajetórias desconhecidas de mulheres que constroem famílias com outras mulheres.

O projeto deu origem ao livro vencedor do Prêmio Autêntica de Livro-Reportagem, agora publicado pela Autêntica Editora, que tem prefácio assinado por Marília Serra, jornalista e vice-presidente da Abrafh (Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas). A obra apresenta histórias que formam e transformam, sobre os encontros, as descobertas, as alegrias e as tristezas de mulheres que romperam com paradigmas de uma sociedade patriarcal e desconstruíram imagens criadas por estereótipos e generalizações.

livro-lgbtFamílias Homoafetivas: a insistência em ser feliz é um livro que relata as distintas vivências, os relacionamentos, a superação de preconceitos, ou a não superação deles, a aceitação, a maternidade, enfim, todos esses temas que permeiam a experiência de cada uma dessas famílias. Cada capítulo é composto por uma dessas histórias e narra momentos de ansiedade e satisfação da autora e das entrevistadas a cada porta aberta, a cada sorriso, a cada surpresa com o encontro e a cada gesto de recepção.

Para Lícia, o principal objetivo é que essas mulheres sirvam de inspiração para um Estado mais democrático e para leis mais igualitárias que abarquem todos os tipos de família e de união. “Elas mudaram a minha vida. Passei a lutar ainda mais em meu nome, em nome delas, de suas crianças, de todas as famílias homoafetivas e de tudo o que passam ou já passaram”, declara.

Sobre a autora: Lícia Loltran nasceu em 1992, em Juazeiro-BA. É jornalista formada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e graduanda em Direito pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE). A ideia de escrever sobre famílias homoafetivas partiu de uma inquietação da escritora em entender como essas formações familiares nasciam e conviviam com uma sociedade ainda eivada de preconceito e pré-conceitos.

Assessoria de Comunicação: Giulia Camargo | giulia@grupoautentica.com.br
Tel.: (11) 3034-4468

Celine Ramos
Baiana, feminista, negra e publicitária. Fundadora do SouBetina. Vivo na ponte-aérea Salvador-São Paulo. <3