Essa coca é fanta com muito orgulho!

Hoje, 28 de junho, é o Dia Internacional do Orgulho LGBT. E nosso maior orgulho é de ser quem somos.orgulho-lgbt-site

Precisamos de respeito todos dias para seguir nos amando, ou começarmos a nos amar do jeitinho que nós somos ou nos tornamos. Não vamos dar mais espaço para a LGBTfobia, nem ao desrespeito sobre nossos corpos, nossa vida e nosso amor. E enquanto vivemos nossa luta todos os dias,  algumas datas servem para que nossa luta tenha mais visibilidade para toda a sociedade. Um desses dias é o dia 28 de junho, onde celebramos o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA.

Nesta data no ano de 1969, em Nova Iorque, varias pessoas LGBTQs que frequentavam o bar Stonewall Inn, até hoje um local de frequência de gays, lésbicas e trans, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com frequência. O levante contra a perseguição da polícia às pessoas LGBTs durou mais duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização na 1° parada do orgulho LGBT, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio. E hoje, as Paradas do Orgulho LGBT acontecem em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano e a luta contra o preconceito e LGBTfobia também.

Estamos vendo um novo levante, só que desta vez de grandes marcas e organizações através de campanhas publicitárias, campanhas internas e apoio a projetos sobre a causa. Isso nos da visibilidade, as propagandas tem um papel muito importante na formação de opinião, na criação de novos olhares na sociedade e acompanhar esse novo olhar para as questões LGBT é realmente impactante e necessário.

É claro que não podemos deixar de se questionar sobre o que acontece nessas empresas e marcas por trás das campanhas lindas. Elas estão empregando LGBTQs, estão dando as mesmas oportunidades a esses profissionais? Como é a política de respeito e carreira da empresa? Durante o mês do Orgulho LGBT, marcas como Doritos, SKOL, UBER, Coca Cola fizeram suas campanhas, produtos especiais e colocaram o arco iris pra jogo. Mas e lá dentro, como é? Não podemos deixar de questionar isso também, enquanto BERRAMOS com as peças publicitárias LACRE.

Vejam algumas ações:

A mais recente da Coca Cola. Fanta dentro da lata de coca cola com uma das frases antigas que é usada aqui no Brasil para disseminar a homofobia sendo rebatida.

19554111_1589032477805921_856611081977083855_n

Além da Coca, temos essa propaganda linda da Smirnoff

 

 

whatsapp-image-2017-06-14-at-16-34-28

skol_1

19145993_1351490811604621_6422306003108690381_n19148954_1351490818271287_6426561137919156864_n

 

Celine Ramos
Baiana, feminista, negra e publicitária. Fundadora do SouBetina. Vivo na ponte-aérea Salvador-São Paulo. <3