Preconceito faz Santader encerrar a exposição #Queermuseu.

A exposição que ficaria em cartaz até outubro foi encerrada antes do prazo após manifestação bizarra.

A confusão do momento é o encerramento antes do prazo da Exposição QueerMuseu – Cartografias da diferença na América Latina, em cartaz no Santander Cultural de Porto Alegre. A exposição que trazia um vasto conteúdo artísticos de personalidades renomadas,como Adriana Varejão, Ana Norogrando, Angelina Agostini, Antonio Caringi, Cândido Portinari, Fernando Baril, Hudinilson Jr., Lygia Clark, Leonilson, Nino Cais e Sandro Ka, sobre as diferenças e expressões de gênero. Cumprindo seu papel de arte de chamar para a reflexão, discussão e sensibilização.

queermuseu-fechado-santander

Porém, o que nos debatemos foi com uma instituição, que se propôs a criar a exposição, fechar suas portas por conta de protestos vindos de uma pequena parcela de pessoas, que em sua maioria nem era expectadora do evento. Não viu, não refletiu. Apenas escandalizou-se com a dita “pouca vergonha” da arte.

“Pouca vergonha” essa que nós sabemos e lemos estar sendo criticada e exposta como se fosse algo diretamente ligado unicamente e vergonhosamente à nossa sexualidade, nossa vida, nosso amor, a todxs nós LGBTs. Pura ignorância e mal caratismo. LGBTfobia da mais descarada sendo levada à frente sob a bandeira da família brasileira, da moral e dos bons costumes.

Quem quer uma família que não sabe o que é o mínimo de arte, e pior, que não sabe o que é respeito?

E quem quer uma instituição cultural que não levanta a bandeira da cultura e, sim, atende a um pequeno grupo moralista que faz barulho organizado na internet?

Estamos fora!

O Santander Cultural se mantem com patrocínios públicos pela Lei Rouanet. Ele precisa ouvir toda a população e não apenas um grupo. Estamos todxs pagando por essas exposições, queremos avaliar, discutir e decidir se fecha ou continua. Queremos acreditar que os produtores culturais são pessoas da cultura e não medrosos dos deslikes e protestos.

Vamos assinar o abaixo-assinado para que a exposição reabra. Clique aqui.

Não vamos ficar calados diante disso, porque estamos em guerra para que vença o respeito. Se hoje, fecham uma exposição artística, amanhã fecha todas as nossas oportunidades de viver com dignidade.

 

Vejam essa lista de Museus do Sexo pelo mundo. Museus inteiros sobre o tema. https://catracalivre.com.br/geral/arte-e-design/indicacao/conheca-7-museus-do-sexo-espalhados-pelo-mundo/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.