#TeatroInfantil A princesa e a Costureira – A peça

Já falamos aqui sobre o primeiro conto de fadas infantil que tem como romance principal um casal de lésbicas. <3 A princesa e a costureira, da escritora e psicóloga Janaína Leslão. E agora o livro virou uma peça infantil e estará em cartaz no Centro Cultural São Paulo (CCSP) até 4 de setembro. As apresentações acontecem aos sábados e domingos, a partir das 16 horas.

Uma das principais preocupações do espetáculo infantil é inventar histórias que convidem crianças e adultos a refletir sobre as múltiplas possibilidades de afeto entre pessoas. A peça, assim como o livro, conta a história da jovem princesa Cíntia, que está prometida em casamento para o príncipe do reino vizinho, Febo. Mesmo não o amando, ela se resigna a ter como companheiro de vida seu melhor amigo. Porém, durante os preparativos para a cerimônia, Cíntia se apaixona por Isthar, costureira responsável por confeccionar seu vestido de noiva.

princesa cartaz

Ao longo da encenação, dirigida por Antonio Correa Neto e com dramaturgia de Solange Dias, os atores Erika Coracini, Marcio Ribeiro e Mariana Sancar se alternam na interpretação de todos os personagens, num jogo cênico que sugere a necessidade de nos colocarmos no lugar do outro para entender as diferentes formas de ser.

O debate sobre a diversidade sexual e de gênero no universo infanto-juvenil vem ganhando cada vez mais espaço no CCSP há pelo menos um ano e meio, devido à criação do projeto curatorial Teatro jovem, que procura fortalecer, por meio de espetáculos, discussões e oficinas teatrais, o diálogo com o público adolescente. As montagens do projeto – como Fortes batidas, criada especialmente para o Centro Cultural e que reproduzia uma balada, e Godofredo e Alice, uma fábula musical sobre o amor entre adolescentes transexuais – trazem sempre jovens artistas em seus elencos e tratam de questões próprias da adolescência, como os conflitos relacionados à expressão de gênero e vivência do desejo sexual.

A temporada de A princesa e a costureira estende à infância a importância de se falar sobre a aceitação das diferenças não apenas por meio das apresentações. Dando prosseguimento ao ciclo de debates ARTE&SEXUALIDADE, realizado no ano passado em diálogo com o projeto Teatro jovem, a curadoria de teatro infanto-juvenil prosseguirá este ano com a temática LGBT, agora com foco no teatro infantil.

 

+ Serviço
A princesa e a costureira
Data: de 9 de julho a 4 de setembro de 2016, sábados e domingos
Horário: 16h
Local: Sala Jardel Filho (321 lugares)
Classificação: 6 anos
Ingressos: R$20,00 – a venda estará disponível na bilheteria em seu horário de funcionamento (terça a sábado, das 13h às 21h30; e domingos, das 13h às 20h30), e no site Ingresso Rápido a partir de 30 dias antes do evento (mesmo no caso de temporadas longas) – preço popular: R$3,00 (dia 23/7) – serão vendidos apenas dois ingressos por pessoa, na bilheteria do CCSP, que será aberta somente duas horas antes do início do espetáculo – os ingressos não estarão disponíveis pela internet

ARTE&SEXUALIDADE, a partir do teatro infantil
Data: dia 19 de agosto, sexta
Horário: das 19h30 às 21h30
Local: Sala de Debates
Classificação: livre
Ingressos: grátis – sem necessidade de retirada de ingressos

Mostra de fotografia Gênero, direitos sexuais e cidadania de mulheres lésbicas e bissexuais
Data: de 27 de agosto a 4 de setembro de 2016
Horário: terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Local: Piso Flávio de Carvalho
Classificação: livre
Ingressos: grátis – sem necessidade de retirada de ingressos

 

Lançamento do livro A princesa e a costureira, de Janaína Leslão, e debate
Data: dia 27 de agosto, sábado
Horário: 18h
Local: Sala de Debates
Classificação: livre
Ingressos: grátis – sem necessidade de retirada de ingressos

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade
Informações ao público: 3397-4002
Informações à imprensa: Vinícius Máximo (3397-4063/4066)

Possui restaurante, ar-condicionado, banheiros e elevadores adaptados
Não possui estacionamento ou local para fumantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.