The Same Difference – Um documentário sobre os estereótipos das lésbicas.

Nosso brejo ainda precisa de muitos reparos para que fique 100% inclusivo, diverso e sem preconceito, né? Porém, hoje ainda muitas de nós são guiadas por modelos e padrões heteronormativos, mesmo estando numa comunidade LGBT. Muitas definições sobre ser lésbica masculina, lésbica feminina, quem faz o que e em que momento. Quem é ativa, quem é passiva e o que cada uma dessas definições representam. Aprisionando mulheres em expectativas esperadas, saindo de um padrão para entrar em outro muito parecido.

Mas nada disso deve ser definitivo. Cada vez mais estamos refletindo, discutindo e tomando novas posturas sobre quem somos. Um desses impulsionadores é o documentário americano “The Same Difference”. Um documentário de Nneka Onuorah que fala sobre casais de mulheres lésbicas lutando contra os estereótipos de gênero dentro da comunidade lésbica e negra. Ou seja, dois grandes recortes que requer nossa maior atenção. Afinal, fala sobre nós!

the same difference documentary

É um filme sobre lésbicas que discriminam outras lésbicas usando de políticas heteronormativas e papéis de gênero. Na comunidade lésbica (especialmente na lésbica Afro-Americana), geralmente há regras e papéis que acompanham seu estilo de vida. Por exemplo, se você aparece hoje vestida meio ‘masculina’, ou o que costuma ser conhecido como ‘caminhoneira’ (butch), é esperado que você continue sempre assim. Então, significa aceitar um papel que a sociedade tem dado aos homens como levar o lixo para fora, não demonstrar emoções, não usar roupas que são muito grudadas. Olhar, agir, se vestir, pensar de uma maneira bastante similar a qual a sociedade diz que homens deveriam fazer. O que pode ser bastante sufocante e nocivo numa comunidade cheia de mulheres”, descreve Onuorah.

the same difference documentary

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.