Yuri Love: uma lista de animes sobre o amor entre meninas

Não vou negar que animes (que são desenhos animados, e pronuncia-se “anime”, “animê” ou “animé”) e mangás (“revistas em quadrinhos”) – integrantes da arte e cultura japonesas – ganharam minha admiração e devoção há bem pouco tempo.

Na verdade, a minha mais recente paixão surgiu quando conheci um gênero chamado “Yuri” (que significa “lírio” em japonês e é, usualmente, atribuído a animes/mangás com romance lésbico), e, admito a vocês, essa descoberta mudou completamente o modo como encarava os cartuns de origem oriental.

Além de observar o jeito fantástico como as histórias eram contadas, a qualidade dos roteiros e o carisma das personagens, fiquei imensuravelmente satisfeita ao perceber que, para a nossa alegria, existe uma infinidade de animes/mangás que retratam, com larga competência e sensibilidade, o universo LGBT, especialmente, com relação à homoafetividade feminina.

Assim sendo, me dispus a listar aqui alguns dos desenhos que assisti, proporcionando a vocês a oportunidade de conhecer um material incrível que muito nos interessa, mas que, não raro, nos falta.

Esta é a primeira parte da lista, visto que ainda há muito material a ser apreciado.

Bem, aí vai:

LISTA DE ANIMES YURI – PARTE 1

 

1) Sasameki Koto

Sasameki Koto foi o primeiro anime Yuri ao qual assisti, e, como não poderia ser diferente, é um dos que mais gostei. Ele conta a história de Ushio Kazama, uma colegial assumidamente lésbica que só se apaixona por meninas “fofas”, mas, a priori, é incapaz de perceber (e retribuir) o amor que sua melhor amiga, Sumika Murasame, sente por ela, pois, aparentemente, Sumika não é “do seu tipo”. O clima deste anime é bem melancólico de início, com aquele aperto no peito e a torcida para que Sumika se declare e seja aceita por sua crush. Há também muitos outros personagens interessantes e carismáticos, inclusive outro casal de lésbicas, o qual é responsável pela quebra do drama, introduzindo humor ao romance.

anime 1

Sumika, a amiga secretamente apaixonada (à direita), e Kazama, sua crush (à esquerda).

2) Maria-Sama Ga Miteru

Este anime ocupa um lugar muito especial em meu coração. Ele possui 4 temporadas (que Deus ajude a lançar a 5ª!), as quais podem ser rapidamente degustadas pelo público, justamente por serem tão cativantes, viciantes e imperdíveis. A história se passa numa escola religiosa só de meninas e narra a vida das personagens principais (Sachiko e Yumi), enfocando mais especificamente na relação que as garotas do colégio têm entre si, em especial, se forem as petit soeurs e onee-samas (“pequenas irmãs” e “grandes irmãs”, respectivamente) umas das outras. É justamente o que ocorre entre Sachiko e Yumi, com direito a dia dos namorados, olhadas mais que indiscretas, dentre outras indicações indiretas e diretas, que sugerem um forte sentimento lésbico. Para melhorar ainda mais esta série, temos 2 casais lésbicos especiais, dos quais não falarei muito para não dar spoilers desnecessários (num deles, sai até beijo). Tenho certeza de que vocês vão rir, chorar e amar este anime!

anime 2

Ao lado esquerdo, Sachiko e Yumi (o casalzinho mais fofo que já vi). À direita, Yoshino e Rei.

 

3) YuruYuri

Sabe um desenho descaradamente Yuri? Em YuruYuri, você verá meninas muito loucas e engraçadas demonstrando (ou não) interesse umas pelas outras. Contudo, não espere um enredo espetacular. Este anime foi feito para nos fazer rir com as descobertas e aventuras das mocinhas. E só. Os destaques desta série são: Ayano, a vice-presidente do conselho estudantil, que esconde seus verdadeiros sentimentos por Kyoko, tratando-a sempre como rival; e Chitose, a melhor amiga de Ayano, que, intimamente, sonha em ver a amiga se dando bem com Kyoko, o que, sem exceções, faz seu nariz jorrar sangue de tanta excitação (tudo de uma maneira bem cômica e exagerada, é claro!).

anime 3

As meninas meio piradinhas de YuruYuri

 

4) Sakura Trick

Imagine que você e sua melhor amiga tenham decidido escolher um gesto simbólico, a fim de reafirmarem que são especiais uma para a outra, e que este gesto simbólico seja nada mais, nada menos que… um beijo nos lábios! Este é o melhor resumo desta série, que trata do aprofundamento de uma relação, outrora de amizade, entre duas meninas (Haruka e Yu). Temos outros potenciais casais lésbicos aqui, mas as principais e mais danadinhas são as protagonistas. Uma observação: há muitos – muitos mesmo – beijos lés. Mas não passa disso, não, ok?

anime 4

As beijoqueiras: Yu e Haruka (nesta ordem).

 

5) Aoi Hana

Aoi Hana é um dos animes mais sensíveis e belos que eu já vi. Ele retrata com perfeição a descoberta da sexualidade na adolescência e todos os dramas normalmente vivenciados nesta fase. A protagonista é Fumi, uma jovem emotiva, tímida e estudiosa, recém-saída de um amor não correspondido por outra mulher. Tudo começa quando ela se transfere de escola e reencontra uma antiga amiga de infância, Akira, a qual será responsável por todo o suporte e apoio de que necessita – sobretudo, no instante em que a popular, cobiçada e enigmática Sugimoto aparece, ameaçando bagunçar seus sentimentos novamente.

anime 5

Fumi e Akira: o amor pode nascer de uma grande amizade?

 

6) Soukou no Strain

Uma aventura espacial alucinante, a busca pelo irmão querido e… uma lésbica muito hilária e determinada a conquistar o coração da heroína. Soukou no Strain é um clássico que nos prende até o último capítulo. O destaque lés vai para: Lavínia, a piloto eufórica e “pestinha”, que vive atrás da ininteligível, idealista e obstinada personagem principal, Sara Werec. Há muitas cenas Yuri neste anime, em especial, quando Lavínia insiste em “dar uns pegas” em Sara (e acaba ficando com outra colega de equipe…). Com uma história bem-feita, trilha sonora impactante e estilo ecchi (que significa “sensual” em japonês), Soukou no Strain é, simplesmente, um anime indispensável.

anime 6

Lavínia sendo Lavínia – sempre babando por Sara.

7) CANAAN

Pense num anime perfeito… Bem, CANAAN é perfeitamente maravilhoso. Uma talentosa e hábil agente – chamada Canaan – é encarregada de combater um grupo de bioterroristas, os quais pretendem utilizar um poderoso e letal vírus como forma de chantagear as grandes potências mundiais. O melhor deste anime, sem contar com as extasiantes cenas de ação, suspense e aventura, é a relação mais do que suspeita entre Canaan e Maria, a fotógrafa e “amiga” da heroína. Alguns especialistas (diga-se blogueiros) consideram este anime como “Yuri Implícito”, porque há apenas sinais de que as duas possam se relacionar. No entanto, eu acredito que esses indícios possam comprovar que a “amizade” entre as mocinhas é mais íntima e efusiva que o normal. Isto é, se você quiser tirar a prova, é só assistir. Temos também as vilãs, no caso, a Liang Qi, que é loucamente apaixonada por Alphard, a líder terrorista. Enfim, este desenho é fantástico demais para ser resumido em poucas e meras palavras. Assistam e comprovem!

anime 7

Uma das cenas mais que suspeitas entre Canaan e Maria.

 

8) Akuma no Riddle

Akuma no Riddle é um anime com uma história bem estranha, se você parar para pensar. Imagine que você está numa classe escolar em que todas as alunas (sim, só tem mulheres) são assassinas e… querem lhe matar. Mas, de repente, uma delas torna-se, pasmem, a sua protetora! É nesse clima meio paranoico e conspiratório que o enredo se contextualiza, prendendo o espectador até o gran finale. O melhor para mim em Akuma é, obviamente, o bonito relacionamento Yuri que se forma entre Ichinose e Tokaku, com várias e várias surpresas ao longo da série. E aí, topa entrar nessa classe fatal?

anime 8

Tokaku (ao centro) e Ichinose, sua protegida (à direita).

9) Iczer-1!

Confesso que fiquei um pouco receosa com este anime, por ele ser mais antigo do que os demais. Todavia, assim que comecei a assistir, deixei o preconceito de lado e curti bastante o que vi na tela do meu computador. Iczer-1 é uma ficção de apenas 3 episódios (com, aproximadamente, 30 minutos cada), que fala de uma alienígena, Iczer-1, a qual, para salvar a Terra de seus próprios compatriotas, faz de uma humana, Nagisa, a sua parceira. O que mais me chamou a atenção, no entanto, além da relação implícita entre Iczer-1 e Nagisa, foi o namoro explícito entre Cepia e Cobalt, as vilãs. Rola beijo e outras cositas más…. Mas chega de spoilers, né?

anime 9

Iczer-1 e Nagisa

 

BÔNUS!

Chegamos agora à parte tão almejada da lista! O Yuri mais safado é…

Shoujo Sect: Innocent Lovers

Este é um Yuri Hentai, isto é, contém cenas impróprias para menores de 18 anos. Mas não se preocupe, porque não há somente sexo aqui. Também tem uma história muito kawaii (fofa) entre as protagonistas, ao estilo “eu te amo, mas você ainda não percebeu”. Isso atrelado a muitas cenas calientes entre colegiais, professoras e alunas, etc. Com 3 episódios, Shoujo Sect, na minha humilde opinião, é excelente. Inclusive, para assistir com alguém do lado…

anime 10

Enfim, caras betinas, espero que gostem dos animes aqui listados e podem aguardar, pois muito em breve estarei postando no SouBetina mais sugestões de conteúdos como este, ok?

Arigatou Gozaimasu (muito obrigada) e até breve!

 

assinatura cika.fw (Cópia em conflito de Celine 2015-09-24)

 

 

One thought on “Yuri Love: uma lista de animes sobre o amor entre meninas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.