#FilmeLes – O perfume da Memória

O Perfume da Memória, filme de Oswaldo Montenegro, traz a narração da história de duas mulheres que tem expectativas e ideias opostas sobre o amor, mas que se encontram não por um acaso do destino, mas pela força do desejo de uma delas e passam uma noite de descobertas, conhecimentos, intimidade e decisões. A paixão que parece acontecer rápido para um primeiro encontro, é apresentada em sua construção ao longo da trama, o que nos deixa com a sensação de que é uma noite sem fim.

banner.fw (Cópia em conflito de Celine 2015-09-24)

O filme é narrado pelo próprio Montenegro, que através de textos e canções conduz o espectador ao longo do enredo. Duas musicistas, a flautista Madalena Salles e a violoncelista Janaína Salles, permeiam e ligam as cenas, reforçando o aspecto poético e lúdico do longa-metragem, como se fossem a alma das personagens.

Essa produção me lembrou “Um quarto em Roma”, onde duas mulheres se conhecem, se apaixonam e se despedem também em uma madrugada especial.

A história é sobre a paixão entre duas mulheres, mas não impõe bandeiras. É amor sem signos fechados. Essas duas mulheres poderiam ser substituídas por um homem e uma mulher ou por dois homens. O PERFUME DA MEMÓRIA trata do amar, como verbo. E o amar, como verbo, dispensa substantivos, dispensa rótulos” (Rodrigo Fonseca, crítico de cinema, O ESTADO DE S. PAULO).

O filme está disponível na íntegra, no Youtube do artista. É só clicar aqui embaixo e assistir:

 

One thought on “#FilmeLes – O perfume da Memória

  1. Thayná says:

    Eu amei esse filme. Não é um filme lésbico que estamos acostumadas, com grandes beijos e cenas de sexo. É sensível, poético, e trás uma reviravolta no final que nos deixa muito apreensivo. Mas eu amei. É ótimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.